Arronches viveu, entre os dias 6 e 8 de dezembro, um fim de semana marcado pelo espírito natalício com a realização do tradicional Mercadinho de Natal, uma iniciativa promovida pelo Município que, ano após ano, se afirma como um verdadeiro sucesso.
O evento decorreu no Mercado Municipal, reunindo 27 expositores com uma oferta diversificada: artesanato, doces, queijos, enchidos, vinhos, licores, cerveja artesanal, vestuário e decoração. Uma oportunidade para dinamizar o comércio local e permitir que moradores e visitantes realizassem as suas compras de Natal, valorizando os produtos da região.
Além da componente comercial, o programa incluiu animação para toda a família, com espetáculos musicais, atuações de grupos de cantares e flamenco, um espetáculo de magia e a presença diária do Pai Natal, que fez as delícias dos mais pequenos. Ainda complementado por uma Pista de Gelo no Jardim do Fosso, aberta até 6 de janeiro, que trouxe mais encanto à vila e atraiu visitantes de toda a região.
Segundo o presidente da Câmara, João Crespo, esta iniciativa “visa animar Arronches nesta época festiva, apoiar os comerciantes locais e atrair visitantes ao concelho”, falou conosco e mostrou-se feliz por saber que a iniciativa estava a correr bem e que tinha trazido valor ao comercio local. A autarquia reforçou também a campanha “Arronches + Comércio”, que premia os clientes que compram no comércio local com a possibilidade de ganhar cabazes de Natal recheados de produtos regionais.
Com um ambiente acolhedor, forte adesão da comunidade e cada vez mais presença de empresas e artesãos locais, o Mercadinho de Natal 2025 confirma-se como uma aposta ganha, consolidando-se como um dos eventos mais aguardados da quadra natalícia em Arronches.
O meu nome é César Galão. Nasci em 1984 e fui criado em Arronches, terra à qual estou profundamente ligado e onde cresci rodeado por pessoas que me ensinaram o valor da entreajuda, da dedicação e do compromisso com a comunidade.
Concluí o 12.º ano com o Curso Profissional de Turismo e, desde então, iniciei um percurso profissional diversificado, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da minha terra. Trabalhei em várias instituições locais — Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Conservatória e Centro de Bem-Estar Social — onde abracei cada projeto com empenho, responsabilidade e vontade de fazer a diferença.
Na área cultural e desportiva, integrei várias associações do concelho, tanto como membro das direções como treinador de camadas jovens. Organizei torneios de futsal e ténis, entre outras iniciativas, sempre com o intuito de dinamizar a vida desportiva local e envolver os mais novos.
A minha ligação à comunicação começou com o jornal Notícias de Arronches, onde tive o privilégio de colaborar e criar o primeiro website da publicação — um projeto pioneiro na altura, que me deu grande orgulho.
Mais recentemente, abracei o mundo dos desportos eletrónicos como comentador da RTP Arena, projeto da Rádio e Televisão de Portugal. Tive a honra de participar em transmissões em plataformas digitais como a Twitch e o YouTube, e também em televisão, nomeadamente na final do primeiro Moche XL Esports, na Altice Arena — um momento marcante para os eSports em Portugal.
Voltei recentemente a colaborar com o Notícias de Arronches, a convite do seu diretor e meu amigo Fernando Marques, a quem agradeço sinceramente a confiança.
Acima de tudo, tenho um amor incondicional por Arronches e pelas suas gentes. Sinto que chegou o momento de retribuir tudo o que esta terra me deu. Estou profundamente empenhado em contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento, e quero partilhar convosco um novo projeto que nasce deste compromisso.
Agradeço a todos os que já acompanham as nossas redes sociais. Convido-vos a continuar a partilhar e a envolverem-se — juntos, podemos construir algo novo e diferente para Arronches.
Sou o César, tenho 40 anos e estou pronto para dar o meu melhor pela nossa terra.